Ambientes

Tendência! Móveis com palha natural estão em alta

A palha natural está se tornando um material popular na marcenaria. Veja diferentes formas de aplicá-la nos seus móveis e projetos de interiores

A produção artesanal de móveis está cada vez mais forte no Brasil e no mundo, e isso pode beneficiar o segmento de móveis sob medida. Tendência em uma imensa gama de produtos, a palha natural tem se tornado uma das queridinhas da decoração quando se fala nisso. A busca pela autenticidade, incorporação de elementos naturais e um retorno à valorização das coisas simples também colabora para esse cenário.

O fato é que os profisisonais de marcenaria podem explorar esse artigo para personalizar ainda mais a sua produção. Em dúvida sobre essa aplicação? Saiba que o revestimento de palha natural traz leveza rústica à decoração, mas com um toque de sofisticação.

É isso mesmo! Na decoração, a palha deixou de ser um material exclusivo para o forro de móveis estofados e ganhou novas utilizações dentro da casa. O Blog Revista Detalhe pesquisou algumas alternativas em projetos de arquitetura e interiores, e apresenta exemplos de como aplicar essa tendência em seu projeto de marcenaria. Confira!

Armários e móveis surpreendentes

A palha natural é uma ótima opção para criar armários ventilados, conforme detalha a arquiteta Amanda Miranda em seu projeto. Segundo a profissional, a peça fica harmônica quando combinada com a madeira e o revestimento de pedras, por exemplo.

Já o escritório Uêbaa Design, especializado em ambientes infantis e juvenis, projetou uma cama baixinha com telhado de palhinha. O projeto de estante e escrivaninha também mescla palhinha e cores pastéis na marcenaria.

E lembre-se! É necessário calcular o peso da sua porta antes de comprar as ferragens, seja dobradiça ou rodízio deslizante. Se você não sabe como fazer isso, basta utilizar a Calculadora da FGVTN – clique aqui – para garantir o melhor funcionamento e durabilidade para o seu projeto.

Aposte na palha natural

O charme e leveza da palha sempre esteve presente nos ambientes, principalmente na década de 50, e volta com força para fazer parte da composição de móveis planejados e peças soltas. O efeito da trama (pequena ou grande), além da opção de cores, amplia as possibilidades de aplicação na marcenaria. Isso vale para ambientes provençais ou clássicos, mas também na composição de ambientes contemporâneos.

A arquiteta Patricia Pomerantzeff, da Doma Arquitetura, também apostou na versatilidade da palha para valorizar o trabalho da marcenaria. Nesse projeto, além do uso na cabeceira da cama, ela criou uma área privativa no closet. Isso permite a ventilação do móvel, sem comprometer a sua estética.

Projetos aconchegantes e bonitos

A tela de palha natural também confere um toque especial ao ambiente quando usada no lugar de vidro ou da tradicional porta de MDF. Essa opção é perfeita para quem deseja empregar um ar natural no ambiente, com fluxo de ar e sem a transparência total do vidro ou a opacidade da madeira.

A equipe da Ambienta Arquitetura, por exemplo, combinou painéis metálicos com diferentes tramas de palha como solução para dividir espaços com muito charme.

Veja mais aplicações da palha natural em móveis sob medida e projetos de interiores.

Palha natural, um elemento sempre atual

A palha natural não é nenhuma novidade quando se trata de mobília. O material ganhou muita notoriedade no século XIX, época que o Brasil ganhava independência e buscava fundir sua tropicalidade em móveis tipicamente europeus.

Para isso, os artesãos substituíram os tecidos por palha natural e assim o material ganhou popularidade, principalmente em poltronas e cadeiras. Hoje em dia é possível encontrar a palha em itens de decoração, moda, acessórios e inúmeros outros objetos. Com os avanços tecnológicos, a palha começou a ser replicada sinteticamente a partir do fio de nylon. Mas para que deseja se manter com o material natural, é possível fazer a palha a partir de rami ou carnaúba.

Gostou do post? Não se esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: