Marcenaria

Marcenaria profissional: 7 dicas para agregar valor ao seu serviço

O mercado está cada vez mais exigente e os marceneiros precisam unir talentos a estratégias para conquistar novos clientes. Mas a grande questão é: como fazer isso?

Listamos abaixo algumas dicas para te ajudar! Saiba como usar a internet a seu favor e formas de oferecer um serviço diferenciado. Descubra, ainda, como causar uma boa impressão desde o primeiro contato até o pós-venda.

Continue com a gente e confira nossas dicas para conquistar novos clientes e mostrar a qualidade de seu serviço!

1. Esteja presente na internet

A internet é a principal ferramenta de busca por produtos e serviços. Isso quer dizer que a sua marcenaria precisa ter presença online.

Há várias ferramentas simples e gratuitas que oferecem isso. As principais são as redes sociais – como Facebook e Instagram, que permitem a você divulgar seus serviços e ter contato diário com os seus clientes.

Um bom modo de divulgar sua empresa é postando “antes e depois” de alguns projetos ou ambientes. Isso porque os clientes buscam trabalhos anteriores e referências para avaliar a qualidade de serviços.

O Google Meu Negócio também é essencial para que a empresa seja encontrada. Descreva seu serviço, adicione o endereço e informe horários de atendimento. Para saber mais sobre como configurar a ficha cadastral da sua marcenaria, clique aqui.

Outra ferramenta bem popular é o WhatsApp. Tenha um número de celular para atendimentos online, que pode ser inclusive o seu. Assim, além de oferecer mais agilidade, você terá o contato salvo para enviar novas mensagens com informativos ou propostas de outros serviços.

Dica -> Dê preferência para a versão WhatsApp Business, pois além da facilidade do contato direto com clientes, você poderá criar um perfil comercial com informações úteis para seus contatos, informando seu endereço, horário de funcionamento, site e uma breve descrição da empresa.

2. Cumpra os prazos estipulados

Cumprir o prazo estipulado é muito importante para garantir a satisfação do cliente, afinal, ninguém gosta de atrasos. Por isso, fique atento ao seu cronograma para não deixá-lo impaciente e desapontado com o serviço.

Na hora de calcular o tempo para entregar o mobiliário seja realista com as suas condições, considerando que possíveis imprevistos podem acontecer. Dessa forma, se tudo correr bem, você entregará antes da data prevista e garantirá um cliente bem satisfeito!

A pontualidade também é essencial nas visitas. Se esforce ao máximo para comparecer no horário marcado e não deixe o cliente esperando.

3. Ofereça um atendimento diferenciado

Trabalhe para melhorar o seu serviço de marcenaria como um todo, ter variedade de fornecedores e produtos de qualidade é essencial para executar um projeto com eficiência. Para isso, conte com fabricantes e fornecedores de confiança. A FGVTN, por exemplo, oferece a maior linha de dobradiças do Brasil, grande variedade de ferragens e diversos produtos de alta qualidade que garantem durabilidade e resistência aos móveis, além de um ótimo custo/benefício para seu projeto.

Pense no que você pode oferecer para atrair novos clientes: serviço personalizado, menor prazo de entrega, melhor custo/benefício ou formas de pagamento. Estes são apenas alguns exemplos do que você pode fazer para fechar novos negócios.

A nossa principal dica é explorar os detalhes que valorizam seu serviço. Seja atencioso com o cliente, explique o processo de desenvolvimento e produção, a qualidade do material utilizado e forneça informações claras para que ele perceba o valor do seu serviço.

Dica -> Esteja sempre disposto a resolver problemas e tirar dúvidas. Sabemos que atrasos e imprevistos podem acontecer, então deixe seu cliente sempre informado a respeito do que está acontecendo e o atualize em cada etapa do projeto.

4. Tenha um portfólio para mostrar seu trabalho

Como já dizia o velho ditado… “Uma imagem vale mais do que mil palavras”. Por isso, na hora em que você finalizar um bom projeto tire várias fotos! Registre os detalhes, materiais utilizados, etc.

Da mesma forma, quando concluir móveis que utilizem novas tecnologias e funcionalidades, faça vídeos para mostrar a novos clientes. Este material também poderá ser publicado nas redes sociais para gerar novas oportunidades de vendas.

Isso comprovará que você é bom no trabalho e pode produzir móveis com perfeição.

5. Fique por dentro das novidades e tendências de mercado

Para melhorar seu serviço de marcenaria, informe seu cliente sobre as principais tendências, novidades em materiais e ferragens que possam oferecer funcionalidade e um acabamento especial.

Sugira alternativas para aproveitar o espaço e facilitar o uso no dia a dia. Isso vai demonstrar que você entende do assunto e está preocupado com o bem-estar e a experiência final do seu cliente.

Participe de feiras, eventos e workshops da área para ficar por dentro das novidades. Assim, conhecerá novas soluções e materiais para usar em seus projetos.

A FGVTN Brasil está sempre participando de feiras, como a FIMMA e a ForMóbile, trazendo diversas tendências e lançando produtos que oferecem funcionalidade e modernidade para a montagem de móveis. Se você tiver a oportunidade de ir a este evento, visite o estande da FGVTN e aproveite para aprimorar seus conhecimentos e trazer novidades para seus projetos.

6. Pense além do projeto

Se você está interessado em conseguir boas indicações e serviços futuros deve pensar além do projeto. Ao terminar a montagem dos móveis, esteja atento à satisfação do cliente. Verifique se há alguma dúvida sobre o material ou funcionamento do móvel, pergunte se ele está satisfeito e se deseja algum ajuste.

Demonstrar essa preocupação é essencial para causar uma boa impressão e abrir as portas para futuros serviços.

7. A primeira impressão é a que fica!

A higiene e a boa apresentação são essenciais, por isso nossa orientação é ter uma roupa própria para fazer atendimentos. Escolha uma roupa básica ou uma camisa com o nome da marcenaria. Dessa forma, mostrará que é organizado e sério.

Sempre tenha um cartão de visita atualizado à mão! Nele deve constar seu nome, contato, redes sociais (se tiver) e serviços oferecidos. Afinal, nunca se sabe quando um encontro casual se tornará um possível negócio!

Ainda tem alguma dúvida? Deixe nos comentários, será um prazer lhe ajudar a aprimorar suas técnicas na marcenaria. E se você gostou das nossas dicas compartilhe com seus amigos!

Continue no blog e veja outros materiais que podem lhe ajudar a melhorar seu serviço de marcenaria:

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: