Closet de cinema: dicas que você pode aplicar

Ter um closet para organizar as roupas, sapatos e acessórios é o desejo de muita gente. Além disso, contar com um espaço para ter tudo de forma prática e funcional é o que transforma o closet no espaço dos sonhos.  Você já pensou em ter um? Pois então, só que com espaços cada vez mais reduzidos, isso parece um sonho distante. Mas é possível sim ter um lugar mais bem aproveitado para armazenar suas roupas.

No Decora, programa do GNT, o arquiteto Mauricio Arruda fez um closet de cinema com ferragens da FGVTN, em um espaço não muito grande. Por isso, nós listamos aqui alguns toques mágicos que fazem a diferença na hora de pensar o seu:

A função das dobradiças

Como os cômodos nem sempre são tão grandes, é preciso pensar em alternativas que facilitem o acesso ao armário. As opções que o Mauricio encontrou, em sistema de ferragem, são 3 dobradiças que são praticamente imperceptíveis, mas fazem toda a diferença no projeto.

Ele cita a dobradiça camarão, que ajuda na abertura da porta, deixando o armário clássico:

Dobradiça Gafanhoto, que possibilita a abertura da porta em até 180º, facilitando o acesso a todos os cantos:

Dobradiça Caneco, que é o modelo mais comum e tem o diferencial do amortecimento:

Então, usando no lugar certo, as dobradiças vão mudar sua vida e o do seu armário. Confira como ficou cada uma no projeto do Decora:

Organizadores

Queridinhos de muita gente, os organizadores cumprem um papel crucial nos closets. De acordo com as dimensões e o formato que você deseja montar, é possível escolher módulos de diversos materiais como madeira e aço para criar um espaço funcional e conseguir organizar todos os seus pertences de maneira personalizada. Por exemplo, existem módulos com prateleiras, gaveteiros, suporte para cabides, sapateiras, calceiros e por aí vai.

Na foto, ele usa opções para gavetas, olha só:

Luz e ação

Se tratando de um closet de cinema, não podemos deixar de falar das luzes. Essa tendência, muito vista na Casa Cor Paraná 2018, também aparece aqui, iluminando gavetas e nichos do armário. Fica lindo e dá um destaque surpreendente.

 

Você tem alguma dica para acrescentar? Conta pra gente nos comentários!

Deixe uma resposta