Cursos de marcenaria ganham cada vez mais evidência

A marcenaria saiu do escanteio e passou a ocupar um lugar de destaque desde que passou de profissão a também hobby na vida de muita gente. Já pensou em montar um armário nas horas vagas? Então, tem gente resolvendo pequenos reparos por conta em casa e ainda se divertindo com isso.

Aqui em Curitiba já existem vários cursos de marcenaria e servem tanto para iniciantes quanto para marceneiros experientes, aqueles que querem dar uma renovada na cartilha de referências e possibilidades. Mas, de acordo com Vinicius Molinari, fundador da D3Decor, os cursos que formam o aluno para a indústria tiveram uma baixa considerável.

“Percebemos, sim, um aumento na procura por cursos de marcenaria, mas não por pessoas que desejam entrar para a indústria moveleira, atuando como marceneiros em contratos CLT, e sim por pessoas que desejam fazer o curso por hobby ou para economizar em seus próprios móveis”, afirma ele.

Além de ser uma espécie de terapia, sobretudo por ser uma atividade que demanda concentração e calma, ela também desperta a criatividade e nos leva a quebrar barreiras com o poder versátil da madeira. Em tempos de tecnologias em excesso, isso mostra porque a procura só aumenta.

Usando as ferragens da FGVTN para melhorar o acabamento dos móveis, Vinicius diz que os alunos, mesmo fazendo só por hobby, já saem do curso prontos para o mercado. “Temos inclusive casos de pessoas que saíram de bons empregos com bons salários porque perceberam uma alta demanda em seus negócios após o curso”, comenta ele.

VEJA TAMBÉM: TEM MULHER NA MARCENARIA

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva e pelo grupo LTM (Loyalty & Trade Management) dados apontam que cerca de 56% dos trabalhadores estão insatisfeitos com sua ocupação atual e desejam mudar de emprego no Brasil. Ao buscar nos hobbys uma saída, muitos encontram na marcenaria uma opção viável.

Para quem não sabe como começar, não precisa se preocupar. “Para a pessoa que não tem muito jeito com o negócio o curso é perfeito, pois abordamos todo o processo do começo ao fim e com muita objetividade. Desde o entendimento da estruturação dos mobiliários até o projetual, comercialização, precificação, montagem”, afirma Vinicius, especialista em novos negócios do ramo moveleiro.

Cursos de marcenaria em Curitiba

Se você se interessou, existem algumas boas opções em Curitiba. Olha só:

D3Decor: https://d3decor.com.br/

Stanley Wood: http://stanleywoodshop.com/

Escola de Marcenaria Paulo Guimarães: http://escolapg.com.br/

Oficina de Fine Arts: http://oficinadefinearts.com/galeria.html

Deixe uma resposta