Marcenaria

Plano de Corte: o que é?

Seja qual for sua experiência com a marcenaria, arquitetura ou design, você já deve ter visto e, provavelmente, utilizado o Plano de Corte.

Seja qual for sua experiência com a marcenaria, arquitetura ou design, você já deve ter visto e, provavelmente, utilizado o Plano de Corte. Isso porque ele é uma das fases indispensáveis para qualquer procedimento.

Mas, para que não existam mais dúvidas, a Detalhe está disposta a esclarecer tudo àquilo que você ainda não sabe. Para te passar as informações, em parceria com a gente, convidamos Bruno Lima, arquiteto e urbanista, sócio e professor no LAB 74.

O que é plano de corte?
É o “desmonte” do móvel. Ou seja, é um desenhado que serve para apontar as partes em que ele será construído e também onde estarão as peças nas chapas necessárias. Tudo isso detalhando os diferentes materiais e espessuras, considerando, inclusive, as perdas de espessura de serra e as características da máquina e operação.

Mas para que ele serve?
O plano de corte é utilizado para melhorar o aproveitamento da chapa e indicar a sequência de cortes que serão utilizados para retirar as peças. É ele também quem garante o desenho do veio da madeira, quando necessário.

Quando deve ser utilizado?
O plano de corte SEMPRE deve ser aplicado. “Na escola sempre dizemos que a importância do plano de corte não é apenas de aproveitar o material, não é só economia de dinheiro, de recursos naturais, de tempo de trabalho, de estoque físico de sobras, otimizar as máquinas e/ou  usar sobras em outros projetos. O correto é o conjunto de tudo isso”, explica Bruno.

Como utilizar?
Atualmente há diversos programas que já fazem o desenho pra você. Mas, de modo geral, as empresas de corte e serviços escolhem, logicamente, utilizar o sistema mais apropriado para a máquina e para o processo. A recomendação de Bruno é para sempre fazer um estudo rápido, pode ser no papel mesmo, para entender o plano, a quantidade de material e de sobras.

Como definir o plano de corte?
No mercado de serviços o que pedimos não é o desenho e sim uma planilha onde constam as medidas (altura, largura, espessura), o tipo de madeira e a informação de preservação ou não do veio. Com essas informações o responsável providenciará o desenho no programa com o qual trabalha e te entregará tudo pronto.

Outra informação importante é saber se o seu fornecedor vai trabalhar com as medidas em milímetros ou centímetro. Mas geralmente eles fazem a conversão pra ti na hora.

A planilha do LAB
Bruno explica que para isso eles utilizam no LAB 74 uma planilha de Excel individual onde mistura os planos nas chapas a fim de um melhor aproveitamento. “A planilha segue 9 colunas. Em cada uma está: o nome do aluno, nome genérico da peça, quantidade, primeira medida (veio da madeira), indicação de fita de borda para essa medida, segunda medida (contra o veio da madeira), indicação de fita de borda para essa medida, espessura e por fim o tipo do material”.

Você está achando que vai ficar sem a referência? Para te ajudar ainda mais, a FGVTN e o LAB 74 disponibilizam a Planilha Plano de Corte para você!

Sobre o Curso de Marcenaria com Técnicas de Autoconstrução do LAB 74

As aulas são teóricas e práticas, entrando no mundo do design com: projeto, concepção, especificações, detalhamento, plano de corte, visita a fornecedores e execução de marcenaria.

No final do curso os alunos passam pelas etapas de um projeto autoral, com uso exclusivo de ferramentas e máquinas manuais (elétricas ou não) e entendimento do mercado de serviços. A ideia é ensinar técnicas e procedimentos para que o aluno possa continuar trabalhando em casa com conhecimento e autonomia.

  • O público é formado por pessoas que desejam aprender a prototipar suas peças e também melhorar o detalhamento dos projetos. Para participar basta ser maior de 18 anos.
  • São 10 professores – arquitetos, designers e marceneiros – que são ex-alunos da escola.
  • As aulas acontecem no período da manhã, tarde ou noite, em São Paulo – SP, em turmas divididas entre: regular, semi-intensivas, intensivo e superintensiva.

Serviço:
Rua Souza Lima, 318 – Barra Funda São Paulo – SP
(11) 2628-8678.
contato@lab74.com.br

Tem alguma pergunta? Então faz ela aqui pra gente. Ah, não esqueça de compartilhar nas redes sociais a #BlogDetalhe.

Deixe uma resposta