Eventos

Discurso otimista predomina na Movelsul

Novidades do setor moveleiro são apresentadas nas mais diversas feiras do Brasil. Entre as responsáveis pelo sucesso dessa temporada destaca-se a Movelsul.

Novidades do setor moveleiro são apresentadas nas mais diversas feiras do Brasil. Entre as responsáveis pelo sucesso dessa temporada destaca-se a Movelsul.

A 21ª edição da Movelsul Brasil abriu suas portas de 12 a 15 de março, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves e teve como tema o turismo aliado aos negócios.

Palco de encontro das principais tendências o evento uniu os mais diversos produtos segmentados: móveis para escritório, cozinha, dormitório, área de serviço, banho, copa, sala de jantar e estar, móveis planejados, estofados, colchões, eletrodomésticos e tapetes.

A feira, que reuniu lojistas, representantes, arquitetos, designers, decoradores, importadores, profissionais da construção civil, teve números expressivos: encerrou com 30.284 visitantes, 246 expositores e contou com a participação de lojistas e distribuidores de 33 países.

Com o encerramento dessa temporada fica a expectativa de um ano com bom desempenho a partir dos negócios iniciados durante a feira e que devem ultrapassar os R$ 300 milhões projetados inicialmente pelo Sindmóveis Bento Gonçalves, entidade que promove a Movelsul Brasil.

“O Sindmóveis conhece as necessidades do setor e sabia que a necessidade desse momento era um impulso forte de retomada. Foram meses buscando alternativas, buscando reinventar, buscando atrair o expositor e o lojista. O resultado mostra que conseguimos”, destacou o presidente da Movelsul Brasil, Edson Pelicioli.

AÇÕES PARALELAS

A Movelsul Brasil 2018 teve quatro projetos paralelos que trouxeram design, conhecimento e inovação para a feira.

Projeto Comprador Movelsul Brasil 2018 - Fotos Augusto Tomasi
Projeto Comprador – Movelsul Brasil 2018 – Foto: Augusto Tomasi

As rodadas de negócios do Projeto Comprador para indústrias e designers brasileiros colocaram frente a frente empresas exportadoras com potenciais compradores de móvel brasileiro. Foram números recordes! Ao todo, 70 importadores convidados negociaram com 145 empresas e a expectativa é uma geração de US$ 60 milhões em exportações.

“Temos um cenário de retomada da competitividade da indústria brasileira no mercado internacional com oportunidades para todos os segmentos, desde o móvel RTA até o design inovador, com muitos casos de um mesmo comprador buscando linhas variadas para seu portfólio”, apontou a consultora do Sindmóveis para o mercado internacional, Ana Cristina Schneider.

O Projeto Varejo foi a grande novidade. Ele desafiava expositores a desenvolverem projetos assinados por designers, apresentando soluções para o varejo brasileiro. Os expositores puderam sinalizar os resultados em seus estandes. Foram 19 expositores participantes, que criaram 50 novos produtos para as principais redes de varejo e e-commerce do país.

Prêmio Salão Design 2018
Prêmio Salão Design 2018 – Foto: Divulgação Movelsul

Maior premiação de design de produto da América Latina, o Prêmio Salão Design estimula o design no setor moveleiro, além de agregar conceito e valor aos produtos. Ao todo, 16 projetos de mobiliário e acessórios foram premiados pelo júri.

O evento promoveu ainda o primeiro Fórum Movelsul Brasil, que discutiu o tema “A reinvenção do varejo – O consumo all line”. A abordagem está alinhada às discussões mundiais sobre a relação com o consumidor.

Deixe uma resposta