Mínimo de espaço e máximo em conforto

Inverno chegando e a ideia de descansar em frente a uma lareira, no conforto de nossa casa, é sempre muito sugestiva.

tendencia1
As lareiras ecológicas vêm ganhando cada vez mais espaço nas residências. Foto: Acervo Romufer

Ela pode estar num design rústico ou em algo mais urbano, em casarões ou pequenos apartamentos, embutida na parede ou não, mas sempre levará para o ambiente a sensação de aconchego e sofisticação. Afinal, foi-se o tempo em que só as casas de campo possuíam lareiras para aquecer os moradores.

Hoje o mercado disponibiliza modelos variados que contam com o avanço das tecnologias. A proposta é ter no ambiente uma lareira com a personalidade dos moradores, que seja agradável e, principalmente, que seja utilizado no dia a dia.

Lareira a lenha

A mais tradicional e utilizada com frequência em casas maiores ou com decoração campestre. Sua fabricação costuma ser em alvenaria, metal ou pedras.

O seu funcionamento lembra o de uma churrasqueira. É feita com tijolo refratário e necessita de duto exaustor para a saída da fumaça. Entre as desvantagens está a limpeza após a utilização. É necessário retirar as cinzas restantes e a chaminé deve ser inspecionada por um profissional com regularidade.

Lareira a gás

Ideal para quem tem pouco espaço em casa. Sua chama é gerada por combustão tanto do gás natural como do GLP (botijão) e por isso não gera fuligem, mas deve ser comprada de acordo como tipo de gás que você pretende usar. Embora sua instalação não tenha tantas exigências, ela funciona ligada a um ponto de elétrica, necessita de um duto de gás e é preciso deixar um pedaço do tubo aparente. O revestimento feito com tijolos refratários ajuda a otimizar calor. As desvantagens ficam por conta da fonte de abastecimento, pois em caso de falha a lareira fica inutilizável. Ela também inclui despesas de utilização mais elevadas.

Lareira elétrica

Ela é prática, porém é o mais artificial entre os modelos. Também conhecida como lareira 3D, possui a mesma função do aquecedor, um design semelhante às TVs de tela plana e oferece a imagem de chamas virtuais. É também indicada para residências com crianças e idosos, pois o risco de propagação de incêndio ou acidente com o fogo é quase nulo. Podendo ser acoplada em qualquer ambiente, tem sua eficiência máxima em até 25m². Contudo, vale lembrar que por ser ligada à energia, quanto mais potente mais ela tende a gastar. O calor seco também pode ser desagradável para algumas pessoas e se concentra apenas próximo ao equipamento.

Lareira ecológica

Ela vem ganhando cada vez mais espaço nas residências. É, por exemplo, já há alguns anos, a queridinha de várias edições da Casa Cor.

Também conhecida como eco lareira (por não usar madeira e não emitir gás de efeito estufa), não necessita de chaminé, ponto elétrico ou ponto a gás, ou seja, não demanda de instalações complexas. Basta colocar biofluído ou álcool. Outra vantagem é não produzir fuligem, fumaça e cinzas, por isso, é muito fácil manter e limpar.

“Elas têm também um alto poder de calor e podem ser abastecidas dentro de um determinado nível, de acordo com o tempo que a pessoa deseja deixar a lareira acesa. Uma lareira padrão (40cm), por exemplo, tem capacidade para 3 a 4 horas”, explica Eduardo Branco, gerente industrial da Romufer Soluções em Aço.

Há diversos modelos, bem diferenciadas das convencionais, em que o queimador é acompanhado de um suporte, que além da sua função básica, decora o ambiente. Outra possibilidade na hora da compra é adquirir apenas o queimador, de 40 cm ou mais ou tamanhos especialmente projetados.

“Esses modelos podem ser embutidos de diversas formas, em móveis e artefatos de decoração, porém é aconselhável que o queimador nunca seja embutido em contato direto com madeira ou MDF e dependendo da situação é interessante definir algum tipo de isolamento para melhor adequar a instalação à condição do local”, finaliza Eduardo.

A Romufer Soluções em Aço produz perfis em aço carbono desde 1996. Em sua fábrica, localizada em Colombo (PR), executa projetos especiais e personalizados em metalurgia.

Na loja física, em Pinhais (PR), são vendidos, além dos perfis leves e para drywall, tubos, laminados, chapas e acessórios para serralheria.

Serviço:
Loja Romufer Pinhais
Rua José Mariano dos Santos, 99
Estância Pinhais (próximo à Havan Pinhais)
(41) 3122-0053

Deixe uma resposta